notas
Qualidade e compromiso: A fórmula que carrega o cheiro de bons negócios
27-03-2012 10:45:21
Os mistérios que carregam os nossos sentidos e que imprimem em nossas memórias sensações únicas, capazes de nos acompanhar duarnte a vida toda e nos fazer identificar pessoas, lugares e épocas, certamente têm sua maior referência no olfato, talvez o mais sensível de delicado dos sentidos humanos.
Por isso as fragâncias são para nós objeto de desejo e nos transportam para um universo novo, cheio de magia e de estímulos. Foi justamente percebendo quão valiosas são essas sensações para as vidas de cada um de nós, que Teresa Ayala Barreto, hoje empresária do ramo de perfumaria, aplicou sua expêriencia em atendimento e vendas para se tornar referencia binacional do setor e conquistar o mercado com a fidelização de sua clientela, que hoje é bastante diversificada e originária inclusive dos lugares mais longínquos do Brasil.

No mundo inteiro o brasileiro é conhecido por sua paixão pelos perfumes e, é claro, isso faz do país o maior consumidoe mundial deste tipo de produto, e por consequência, um mercado de oportunidades em franca expansão . Sua preferência por perfumes importados se justifica pela tradição de suas fragâncias e tambem porque seus fixadores são mais fortes e douradoros. “ A indústria cosmética internacional tambem está muito vinculada à da moda e isso torna cada frasco de perfume um portal para ingresso em um mundo diferente, cheio de atitutde, de ritmo e de glamour”, explica a empresaria.

Contudo, para ter sucesso atuando nesta área é necessário que sejam observados diversos fatores, quer seja no campo empresarial, social e porque não incluir nesta lista a obrigatoriedade de se ter uma boa dose de sensibilidade. Tudo isso poder determinar o crescimento o a extinção de uma empresa que se propuser a enfrentar os infinitos osntáculos comuns à qualquer iniciativa emprendedora.

Teresa que há 14 anos está à frente da empresa MILE PERFUMERIA, mas que há 22 trabalha no ramo, nos explica que o prestígio que sua empresa ganhou ao longo do tempo em que está no mercado não se deve a nenhum segredo empresarial, mas a atitudes simples que demostram o respeito pelos seus clientes. Primar pela qualidade é uma dessas atitudes. Mas ao se falar de qualidade não estamos falando de um ou outro setor da empresa, mas sim de todos eles.

Para a empresária, certificar-se de que se está vendendo qualidade em todos os sentidos é fundamental. Por isso, no seu caso, este controle é feito desde o primeiro contato com seus fornecedores e vai até o momento en que os produtos forem atestados pelos seus clientes. Este processo também passa pelo atendimento oferecido en seu establecimento, pelas negociações que visam praticar preços atraentes para os consumidores posteriormente, pelo espaç físico da loja que deve estar sempre em perfeitas condições, dentre outros quesitos, todos voltados para o intuito de atender´à expectativa de uma clientela de muito bom gosto e extremamemte exigente.

“Para enfrentar a competitividade do mercado e oferecer simultaneamente qualidade e bons preços aos clientes, o segredo é saber fazer a compra. O êxito do negócio não passa apenas por uma boa venda, mas também por uma boa compra”, argumenta Teresa.

Mas com tantos detalhes a serem observados, ¿o que fazer para garantir que esta cadeia de qualidade janais seja quebrada?. Para a empresária a resposta para esta questão é muito simples: o estabelecimento de um compromisso com a empresa. Este compromisso deve ser assumido por todas as pessoas que estiverem envolvidas em quaisquer de seus processos. “ Primeiramente devemos dar prioridade aos clientes, em segundo lugar oferecer um bom treinamento ao pessoal, que antes de serem vendedores, deven se considerar assessores de venda, com amplo conhecimento dos produtos que estão oferecendo, capacitados para orientar os clientes adequadamente. Em terceiro lugar, deve-se recompensar os colaboradores da empresa com uma remuneração justa”, conclui Teresa.   

“ Ha 14 anos, quando començamos, a Mile Pefumeria funcionaba em un local bem pequeno. Naquela época também vendíamos nossos produtos para lojas de outras cidades. A perseverança e o bom atendimento, algo que sempre primamos em oferecer, fizeram com que en muito poco tempo conseguíssemos conquistar uma boa clientela. Estávamos ficando cada vez mais conhecidos, especialmente porque ofereciamos qualidade e garantia de legitimidade dos nossos produtos, além, é claro, da nossa principal característica: a atenção que sempre procuramos dispensar aos nossos clientes, atendendo sempre aos seus anseios, mantendo nossos estoques completos e atualizados. Neste ramo também há o que se denomina tendência. Quando há lançamentos de uma determinada marca, ou uma pessoa famosa aparece usando um determinado produto, automaticamente aumenta sua procura. Por isso estamos sempre atentos e jamais tivemos que deixar um cliente partir porque não encontrou o que procuraba. Isso desprestigiaria a empresa e a maioria dos clientes, ao passar por qualquer frustração, dificilmente voltará àquela loja. Um fato negativo ocorrido estigmatizará a empresa, relegando todo um trabalho ao fracasso”. Tersa Ayala.

Compromiso e qualidade: uma dupla predicação que não requer melhores explicações. Vale para toda e qualquer atividade para a qual dispusermos o nosso tempo e a nossa atenção. Fazer bbem feito e com amor nunca trará resultados negativos, além de trazer para nossas vidas uma fragância especial.

Nota publicada na Revista ZAP (Set/Out 2011)


Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos
Galería de Fotos